Osteopatia
É uma forma de tratamento capaz de ver o paciente como um todo, pois entende que todos os tecidos e sistemas do nosso corpo estão interligados. Seu maior objetivo é restaurar a capacidade funcional dos tecidos do corpo e proporcionar sua autocura.
A função do osteopata é auxiliar o corpo nesse processo de autocura, utilizando de conhecimento em anatomia, biomecânica e fisiologia para através de técnicas manuais melhorar a função dos tecidos corporais.
Vale ressaltar que a Osteopatia não trata apenas ossos, como muitos pensam, mas todos os tecidos presentes em nosso corpo, seja eles do sistema musculoesquelético e neural (músculos, nervos, articulaões, fáscias, ligamentos…), sistema postural, sistema visceral (orgãos), ou sistema craniano (ossos, articulações, drenagem do crânio…).
A Osteopatia foi criada por um médico, Dr. Andrew Taylor Still, no final do século XIX e baseia-se em princípios que resumidamente define o corpo como uma unidade, onde as estruturas devem estar funcionando para que a sua função esteja preservada, e dessa forma os fluidos corporais possam transportar o nutrientes necessários livremente.
Tudo em nosso organismo é uma questão de equilíbrio.
Quando há uma situação onde essa homeostase é perdida, e o corpo não consegue se adaptar a essas mudanças, sejam elas internas ou externas, surge a possibilidade de uma disfunção ou uma doença se instalar.
Alguns exemplos a seguir onde a Osteopatia é indicada:
- Protusões e hérnias discais
- Ciáticas
- Torcicolos
- Lombalgias agudas ou crônicas
- Vertigens, neuralgias cervicobraquiais
- Tendinites (LER/DORT)
- Dor miofascial
- Entorses e traumas
- Cefaléias
- Disfunções esportivas, ortopédicas, traumática, entre outras.
- Desequilíbrios posturais
- hérnia de hiato;
- ptoses viscerais;
- constipação intestinal e refluxo;
- distúrbios hepatobiliares;
-alterações cardíacas; - distúrbios renais;
- alterações do ciclo menstrual;
- queda da imunidade;
- patologias sistêmicas de origem visceral, entre outras.
- Dores de Cabeça e Enxaqueca.
- Labirintite.
- Rinite e Sinusite.
- Nevralgias do Nervo Trigêmeo.
- Dores Crônicas Vertebrais.
- Problemas Relacionados ao Estresse.
- Dificuldades de Coordenação Motora
- Fadiga Crônica.
- Fibromialgia.
- Disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM).
- Escoliose.
- Disfunções do Sistema Nervoso Central.
- Regulação do SNA (Sistema Nervoso Autônomo).
- Entre outras.
Como é o atendimento de osteopatia?
O atendimento normalmente segue a sequência a seguir:
- Primeiramente é realizado a anamnese, onde vamos colher as informações mais importantes referente ao paciente, a suas queixas, ao seu histórico e sua saúde.
- Depois disso é realizado uma avaliação física, na qual é composta por observação, palpação e testes físicos.
- Em seguida é dado inicio ao tratamento, que consiste em técnicas manuais, que pode vir acompanhada de solicitações de movimentos do paciente, ou contrações musculares, entre outros.
- Durante o tratamento pode haver a necessidade de refazer a avaliação física ou aplicar novos testes.
- Quando há necessidade de orientações para os próximos dias, este é feito ao final do atendimento, e através de vídeos ou fotos via WhatsApp.
Quando procurar um Osteopata?
Procure um Osteopata sempre que aparecer sintomas que causem desconforto ou dor em seu corpo, alterações na sua postura ou nos seus movimentos.
Você não precisa de encaminhamento de outro profissional da saúde, pode entrar em contato direto com seu Osteopata e agendar a consulta.
A Osteopatia também atua de forma preventiva, você não precisa ter sintomas para procurar um Osteopata e regular as funções do seu organismo.
Procure um Osteopata sempre que achar necessário!